Joomla Slide Menu by DART Creations
 
CIAT GOLEGÃ

Jacint Planas

CIAT de Outono na Golegã

Realizou-se no passado dia 5 de Outubro o CIAT de Outono da Golegã.  Este Concurso Internacional de Atrelagem de Tradição que vai na sua XII edição é uma das provas de referência a nível europeu  na qual se disputa a final da Taça Ibérica, cuja primeira mão decorreu em Sevilha.

Com 21 participantes, em várias classes, e na presença de inúmero público decorreu a Prova de Apresentação no Largo da bonita Igreja Manuelina da Golegã. Aqui os carros do séc XIX e princípios de XX são apreciados quanto aos seu estado de conservação, valorizados os arreios e a apresentação dos cavalos e ainda do condutor e passageiros que devem trajar de forma correcta e actual, de acordo com o veículo em que participam.  Em seguida saem para uma prova de Estrada, de regularidade ao longo de 12 km em que os participantes se deparam com diversas dificuldades naturais. Este percurso faz-se ao longo das ruas apertadas da Vila e pelo Campo, passando pelas Quintas do séc XVII e XIX da Vila onde transpõem obstáculos com dificuldades criadas, as Passagens Controladas, onde demonstrarão a sua perícia de condução. Termina a prova com a Maneabilidade, no Largo do Arneiro, palco da Feira Nacional do Cavalo,num percurso com cones tem que terão de mostrar o domínio do conjunto e a sua capacidade de condução.

Lamentavelmente um acidente de grande aparato, aquando da prova de Maneabilidade, protagonizado por um concorrente espanhol de 4 Cavalos, provocou a suspensão desta última prova tendo os intervenientes, já  em franca recuperação regressado a Espanha e não tendo os Cavalos sofrido consequências.

No fim do dia realizou-se o Jantar de Gala do Concurso em que se realizou a distribuição de prémios.

Na véspera, no Museu dos Sócios da Associação Portuguesa de Atrelagem realizou-se o habitual pic-nic partilhado, os “Cestones”, em que os concorrentes juntam os seus pic-nics extremamente gourmets sendo um encontro sempre muito alegre.

Foram vencedores, nas Classes de Póneis os jovens Eduardo Maria Cruz (Port- 1 pónei) e  Caetana Serra (Port - Parelha de Póneis), na Classe de 1 Cavalo Salvador Suarez Jimenez( Esp), vencedor também da Taça Ibérica nesta Classe. Em Parelhas de Cavalo o vencedor foi Juan Andres Quifes (Esp) e ganharam ex-aequo a Taça Ibérica Vítor Frias (Port) e Gregorio Cabeza Mendez (Esp).  Em Três ao Tronco (Potencia) ganhou o Espanhol Jacint Planas Ros, vencedor da Taça Ibérica nesta Classe. A 4 Cavalos o vencedor foi Jacint Plans Ros, num conjunto conduzido por Llibert Calvet Martinez (Esp), e a Taça Ibérica foi para Carlos Apolinário (Port). Na Classe de Cavalos de Tiro o vencedor foi Victor Emídio (Port)

Resultados completos em anexo.

 

Outras Notícias sobre Atrelagem de Tradição

 
© Associação Portuguesa de Atrelagem, Todos os direitos reservados. |