Joomla Slide Menu by DART Creations
 
08 de Setembro | - 05:00
CAR 1* de Coimbra - CHC
08 de Setembro | - 05:00
CM 1* Coimbra CHC
06 de Outubro | - 05:00
CIAT de Outono na Golegã
Início / APA / Artigos Gerais / Triunfo de Boyd Exell em Estugarda
Triunfo de Boyd Exell em Estugarda

com a devida vénia ao portal EQUISPORT


O australiano Boyd Exell e o seu team de quatro cavalos, foram simplesmente os melhores na segunda etapa da FEI Taça do Mundo de Atrelagem 2009/2010 de Estugarda.

Os holandeses Koos de Ronde (2º) e Ijsbrand Chardon (3º) bem tentaram, mas não conseguiram impedir o australiano de vencer esta etapa.

Depois de duas vitórias sensacionais em Hanôver e Estugarda, o defensor do título Boyd Exell parece virtualmente intocável. Koos de Ronde é o único neste momento com alguma possibilidade de chegar próximo de Boyd Exell. Ambos os condutores já se distanciaram dos outros participantes. Em Estugarda, Exell e De Ronde eram de longe os condutores que apresentaram os cavalos mais controlados, permitindo-lhes disputar a prova “indoor” a uma velocidade fantástica.

Pela 17ª vez, Falk Böhnisch (Ale) de 65 anos foi responsável pelos percursos e desta vez para celebrar o 25º aniversário do concurso, o chefe pista desenhou os obstáculos da maratona no formato de uma "seta", o que permitiu mais velocidade. O segundo obstáculo da maratona tinha um desenho mais técnico e os condutores eram obrigados a reduzir a velocidade.

Comentários dos vencedores:

Boyd Exell (Aus): "A chave para o meu sucesso deve-se ao facto de ter cavalos muito experientes e cuidadosos. Com o meu novo cavalo Spitfire, que comprei a Max Dangel e Bill, e o cavalo de Christoph Sandmann e de Michael Freund, tenho uma dupla de cavalos de ponta excelentes. Os meus cavalos têm que estar bem trabalhados antes de uma prova, quanto mais cansados, melhor o seu desempenho. Não os empurro muito e deixo-os ir, eles alargam a passada e são rápidos. Devo esta vitória à minha "groom" Michelle, que me chamou atenção quando eu ia me enganando no percurso. Fazemos uma equipa formidável.

Koos de Ronde (Hol): “Depois de Hanôver, mudei um dos cavalos de ponta. Apesar da primeira mão não ter corrido como desejava, estou satisfeito com o resultado. O meu objectivo era qualificar-me para a volta vencedora. Tenho pena que tenha derrubado um obstáculo, mas Boyd estava bem classificado e não era possível bater o seu resultado. No entanto vou continuar a persegui-lo!"

Ijsbrand Chardon (Hol): "Neste momento falta aos meus cavalos a velocidade necessária para garantir o primeiro lugar. Já melhoraram nesta qualificativa, mas precisam de uma afinação. O nível actual da Taça do Mundo de Atrelagem é extremamente elevado e tenho que treinar muito para me manter no topo. Quando o Campeão do Mundo Michael Freund se retirou da alta competição fiquei feliz, mas agora tenho Boyd Exell que não me dá hipóteses...", disse Chardon sob risos.

Resultados (22.11.09)
CAI-W Estugarda

1. Boyd Exell (Aus) - 213,88 pontos
2. Koos de Ronde (Ned) - 227,97
3. IJsbrand Chardon (Ned) - 231,22
4. Jozsef Dobrovitz (Hun) - 128,40
5. Theo Timmerman (Ned) - 129,82
6. Michael Brauchle (Ger) - 134,10

Resultado depois de 2 de 7 qualificativas

1 Boyd EXELL AUS - 20
2 Koos DE RONDE NED - 14
3 IJsbrand CHARDON NED - 8
4 Tomas ERIKSSON SWE - 5
4 Jozsef DOBROVITZ HUN - 5
6 Theo TIMMERMAN NED - 2

 
 
© Associação Portuguesa de Atrelagem, Todos os direitos reservados. |